Publicidade Infantil, Redação do Enem 2014

Após quebrar a cabeça tentando descobrir sobre o tema da redação do Enem e estudar de ultima hora sobre Ditadura Militar e até mesmo a Economia Brasileira que anda em baixa, cheguei no domingo ao local da minha prova, a Estácio UniRadial de Santo Amaro, cheguei com fome, e muito exausto!, por não dormir direito, pelo tempo de viagem, e pelo tempo de prova.
Quando abri o caderno de questões (o meu era azul), vi o seguinte tema: "Publicidade Infantil", para uma prova do tamanho do Enem, esse tema foi literalmente uma bosta! por não ser administrado pelo governo, e por não ter quase que nenhuma relevância em nossas vidas. Fiquei muito surpreso, ri, e depois fiquei puto!!!! Mas vamos lá...

Na minha redação, dissertativa e argumentativa, eu destaquei os seguintes pontos, na introdução falei sobre o tema e cortei um pouco de couve para fechar o primeiro paragrafo, na proposta de resolução do problema, destaquei que a publicidade deve ser tratada como um todo, e não apenas focada na publicidade infantil, até por quê crianças não tem grana para comprar os produtos que elas veem, são os pais que compram, e a população brasileira é extremamente consumista, todos compram produtos que não usam e gastam muito, se a publicidade é excessiva, é preciso ser feita uma reformulação para reeducar as pessoas sobre o consumo, visando o futuro das crianças como consumidoras, destaquei isso com poucas palavras, mas tudo que eu disse aqui é o que eu disse na redação, com menos palavras. Na consequência do problema, destaquei que o fim a publicidade infantil pode acabar tirando programas infantis da TV, levando crianças a ficarem mais tempo na rua atrás de lazer, ficando mais expostas há um mundo violento, e isso pode ser até mesmo uma forma de "alienação".

Esses foram alguns pontos da minha redação, queria ter dito exatamente isso, mas acabei esquecendo, integração! pobre é uma desgraça!! eu sei que a redação que eu fiz ficou uma bosta! até por quê o tema é uma bosta!!! mas eu não critiquei o governo, então tenho chance de fechar com 50 pontos na redação, que junto as 78 questões certas mais as 30 ou 40 meia-certas com 2 possibilidades de acerto, tenho certeza que meu desempenho na prova foi uma bosta!!! eu nem estudei... mas vamos ver no ano que vem, será que o tema da redação de 2015 vai ser "A decadência da cultura Otaku no Brasil"? se for isso, eu vou rir, vou rir muito, e depois chorar por estar pagando a faculdade....

7 comentários:

  1. Querido amigo Joaquim, me senti sensibilizado com a sua causa justamente porque o ser que vos fala tambem viveu a mesma experiencia nesse fim de semana. Creio ter pago por todos os meus pecados, pois depois de muita fome e lag cerebral eu descobri 2 coisas: que o ENEM é feito pelo tinhoso e que quem estuda em escola pública está destinado a trabalhar no Mac Donalds. O governo te oferece água e quer que você faça dela vinho. Como posso saber de força vetorial, se aqui no interior o teste de graduação é quem tira mais leite da vaca ?? Absurdo, sem mais....

    ResponderExcluir
  2. Você esta certo, mesmo a internet sendo uma forma de aprendizado, se você vai a escola, é para estudar, mas infelizmente essa é a única coisa que não conseguimos fazer na escola, e o ENEM é voltado para tudo que você aprendeu no ensino médio, deve ser o ensino médio de escolas particulares na qual só não tem aula em dias de feriado, e se for na quinta, sexta tem aula, na escola pública como a minha eles quase que emendam a semana inteira...

    ResponderExcluir
  3. Sem falar que os temas abordados pelo cronograma de ensino do Estado são inúteis perto do que nos é cobrado em um exame de nível nacional. Eu tenho uma amiga que está no 9° ano e possui um conhecimento maior do que eu (Formando no 3°), porque ela estuda em uma escola particular... E o pior é que eu não tenho idéia de como eu devo me sentir diante dessa situação, não tem nem a quem recorrer. Triste realidade....

    ResponderExcluir
  4. Me vejo obrigada a discordar de você: O tema não foi ruim. Evidentemente não teria como adivinhar qual seria o tema proposto, porém os temas mais óbvios são os que eles exatamente não usam, todos já deviam saber disso. Eu falo isso por experiencia: Eles usam os temas nãm tão difundidos para ver se os que prestam o exame são bem informados.

    Vou fazer uma réplica mais formal em um post com a minha redação para exemplificar, e mostrar claramente que o tema não foi tão custoso como você diz.

    ResponderExcluir
  5. Realmente, é impossível adivinhar, mas publicidade infantil, é um tema que quase ninguém conhecia, eu só conhecia pois envolve uma certa parte os animes. É isso, respeito totalmente a sua opinião, só que eu acho que devia ser um tema um pouco mais relevante, afinal, estamos em um pais com o tamanho de um continente, e problemas que seguem o mesmo padrão.

    ResponderExcluir
  6. Se você escreveu o que diz ter escrevido, não foi uma boa idéia mostrar o contraponto da proibição da propaganda. Escrever isso mostrou que a sua proposta para o problema resultaria em outro problema. Então, o corretor da sua redação concluiria que sua proposta não é tão boa assim, e que você sabia disso. O ideal era dizer que era contra a propaganda, não dizendo os efeitos da proibição.

    ResponderExcluir
  7. Se eu não for bem nessa prova, paciência, eu não conseguiria ser hipócrita, tive que expor minha opinião, até que sou contra a propaganda, mas desde que seja tratada com a devida importância, até por quê, é a publicidade que mantém a mídia, ela não deve ser tratada apenas como uma ameaça para crianças, mas como um fator de beneficio do consumismo.

    ResponderExcluir