Preparando um Time para Batalhas Pokemon parte 2

Treinadores e treinadoras de plantão, depois de uma pequena pausa o noticias animes está de volta! Para continuar o assunto da edição passada, iremos assistir alguns vídeos de batalhas Pokémon com a intenção de compreender as estratégias que foram planejadas durante o processo de criação do time.

Lembram que na edição anterior nós vimos um exemplo de time de Rain Dance? Agora é hora de ver um desses em prática.
Se você ainda não viu a "Parte 1" desta matéria, clique aqui e lei agora!

Yami’99 Vs Lalau


Politoed entra em campo com a sua Hidden Ability, Drizzle. Como a chuva tomou conta da arena, boa parte do time do jogador Yami’99(Membro da atual formação da Elite dos Quatro da LOP-BR)  foi beneficiada. Ferrothorn entrou na arena para garantir o Stealth Rock no campo adversário, enquanto o Swampert do oponente fazia o mesmo (vocês entenderão em breve o quão importante é isso). Na vez do Rotom, ele mostra que Thunder+ Rain Dance funcionam perfeitamente. Nem mesmo com Wacan Berry (que diminui o dano dos golpes tipo Electric) o Gyarados teve chance.

Mesmo contando com a ajuda do Dry Skin para recuperar HP todo turno, o jogador não percebeu(ou resolveu sacreficar o seu Pokémon como última alternativa) que o Metagross seria uma grande ameaça, utilizando um Zen Headbutt, que era super efetivo com um dano de quatro vezes o normal e ainda tinha STAB. No final, Garchomp é derrotado graças ao Stealth Rock, impedindo uma virada de partida.

Podemos concluir que o time atuou bem, mas o adversário conseguiu ultrapassar a estratégia do time de chuva.

O segundo vídeo mostra mais uma luta do jogador Yami’99, desta vez com um time com base em Sunny Day.

Yami’99 Vs Daniel Pato


Logo no primeiro turno os treinadores utilizam monstrinhos que mudam o clima da arena. Por conta disso, como Ninetales estava em desvantagem foi melhor trocar para Snorlax, que tem uma boa defesa especial, entratanto, mesmo sendo utilizado por um Politoed, um Hydro Pump durante Rain Dance causa bastante dano. Por duas vezes seguidas o Ninetales fez dois movimentos bons. O primeiro foi entrar na frente do Will-O-Wisp, neutralizando o golpe, enquanto o segundo foi utilizar este mesmo golpe, pois o treinador estava ciênte de que o adversário usaria Stealth Rock. 

Aproveitando a ativação do Sandstorm realizada pelo Hippowdon adversário, Garchomp entrou na arena e utilizou um Swords Dance, seguido de um Earthquake, que resultou na derrota de Politoed. Logo em seguida podemos observar algo muito interessante. Reparem que o Gyarados entra na arena e é retirado antes mesmo de atacar. O intuito desta ação é fazer o Garchomp utilizar outro golpe, provavelmente Outrage, que é um golpe bastante forte, mas que faz o usuário ter que ficar preso neste movimento por dois ou três turnos.

Como era de se esperar, um Garchomp com Swords Dance é um bicho feroz, consegui levar três Pokémon do adversário, mas no final ficou confuso por conta do efeito do Outrage. Arriscando, o treinador resolveu enviar Gyarados para a arena e contar com a sorte para que o Garchomp não atacasse no turno em que estava confuso, enquanto Gyarados usava Dragon Dance, aumentando o seu ATK e Speed, ficando mais rápido que Garchomp. Depois disso, Gyarados conseguiu completar o seu combo e levou o time inteiro do Yami’99 com a ajuda da Ability Moxie, que aumenta o ATK do usuário quando ele nocauteia um Pokémon adversário.  

A última batalha é na minha opinião a melhor das três apresentadas. Ambos os times estavam preparados para as circunstâncias presentes na arena e os dois treinadores souberam prever bem o andamento da batalha.

Esdras Dark Vs Dark Jigglypuff

Presente em muitas batalhas
Os destaques da luta foram:

- A entrada de Infernape no lugar do Latios e em seguida a sua troca no momento certo com U-Turn dando lugar ao Excadrill
- Rotom entrando na frente de outro Rotom para “absorver” o Trick já que ambos tinham o mesmo item
- Excadrill entrando na frente do Rotom como isca, pois este tinha o item Choice Scarf e não usaria um golpe do tipo Electric, assim liberando o caminho para o Gyarados
- Infernape entrando na frente do Excadrill sabendo que não levaria um golpe e poderia atacar primeiro por conta do Mach Punch, aproveitando a STAB e o super efetivo.

Esta luta mostra que prever os movimentos do adversário é algo de extrema importância e nem sempre é complicado. Prática e concentração são fatores determinantes para isso.
Na próxima edição iremos conferir os detalhes finais para a criação de times com as dicas de alguns treinadores veteranos.

0 comentários:

Postar um comentário