Preparando um Time para Batalhas Pokemon

Se você é fã de Pokémon e leitor do Noticias Animes, deve ter visto as notícias referentes ao Pokémon World Championships 2011 por aqui. Ficou empolgado com as batalhas e decidiu montar um time campeão? Na edição de hoje do  iremos conhecer os fundamentos básicos que muitos treinadores seguem para construir times cada vez melhores. 


Typhlosion indignado com a pergunta
Agora que vocês já conhecem as Natures, EVs e IVs, é hora de mesclar todos esses conhecimentos e criar um time para testar suas estratégias. 


Quais são os Pokémon mais fortes? Quero todos eles no meu time!
Pergunta muito frequente feita por jogadores novatos.
Não existe isso de “o melhor Pokémon”. Óbvio, temos alguns que se destacam, mas o importante é a forma que você utiliza cada um deles, principalmente a forma que você sincroniza as habilidades de todos eles, pois o trabalho em equipe é um fator crucial. Imaginem o seguinte exemplo: 

Você tem um time composto por monstrinhos como Jolteon, Kingdra e Ludicolo. Todos eles podem se beneficiar caso o golpe Rain Dance seja utilizado. Rain Dish e Swift Swim são abilities que ativam somente durante os turnos em que o clima da arena está chuvoso e o golpe Thunder possui 100% de chance de acerto durante a chuva. Até agora só vantagens, mas se neste mesmo time encontrarmos um Typhlosion e um Arcanine, os dois serão prejudicados pelo Rain Dance. 

Durante a chuva, os golpes do tipo Water aumentam o seu Power em 50%, enquanto os golpes do tipo Fire  perdem o seu Power na mesma quantia. Ou seja, os seus amigos de fogo estarão com sérios problemas. 

O ideal é que durante a construção do time o treinador decida qual forma de batalhar mais lhe agrada. Algumas pessoas gostam de danos diretos, partindo para cima do oponente. Outras gostam mais de se defender enquanto vão acabando com os adversários lentamente. Escolher o objetivo do time é a primeira decisão que deve ser tomada. Feito isso, é hora de pensar quais Pokémon melhor se encaixam na sua estratégia. 

Vamos utilizar este time do treinador Leonardo Gueiros como exemplo: 

Politoed, Ferrothorn, Latios, Toxicroak, Thundurus e Spirtomb. 

A Hidden Ability do Politoed é a mesma padrão do Kyogre, Drizzle. Com a ajuda do Drizzle, o efeito climático que prevalecerá na arena será a chuva. Pode parecer esquisito um time que só possui um Pokémon do tipo Water utilizar como foco principal esse tipo de estratégia, mas vamos examinar de uma forma mais atenciosa.



Calma aew! Eu só fiz chover!
Ferrothorn é um Pokémon que possui uma ótimas defesas, mas que carrega uma vulnerabilidade imensa ao tipo Fire. Como durante a chuva os golpes deste tipo são penalizados com uma diminuição de 50% no seu Power, ele tem maiores chances de sobreviver a ofensivas de inimigos que utilizam golpes do tipo Fire sem STAB (Sigla para Same Type Attack Bonus, que é um bônus de 50% no Power de golpes que forem do mesmo tipo do Pokémon usuário). 
Latios e Thundurus são os Special Sweepers do time (Termo utilizado para nomear os Pokémon ofensivos que utilizam golpes baseados em S.ATK) . Ambos possuem golpes que são beneficiados durante a chuva, como Surf e Thunder respectivamente. 

Toxicroak
 possui uma Ability chamada Dry Skin, que recupera 1/8 do HP ao final do turno durante o clima chuvoso, aproveitando isso para fazer alguns combos com Substitute. 

O Spiritomb por sua vez é um Pokémon naturalmente defensivo, mas o treinador usou uma combinação ousada da Nature Adamant com o item Choice Band para maximizar todos os danos causados por golpes baseados em ATK. É uma forma de surpreender o oponente que pode funcionar de maneira bastante efetiva. 

Mesmo sem fazer uma análise mais detalhada no time é possível observar que ele trabalha bem em equipe. Politoed pode cobrir muito bem a fraqueza do Ferrothorn em relação ao tipo Fire, enquanto Latios pode entrar e levar um Psychc no lugar do Toxicroak que sofreria um dano super efetivo, ou até mesmo o Ferrothorn poderia entrar no lugar… 

Muitos jogadores afirmam que um bom time nunca deve ter três pokémon com a mesma fraqueza, pois isso significa que metade da sua equipe já estará com problemas caso você não saiba conduzir bem a batalha. Certamente toda regra possui sua exceção, mas sempre é bom evitar um time com três fraquezas iguais. 

Procure fazer combos com os efeitos de Abilities, golpes e itens. Um bom exemplo disso é o Gliscor. Por conta da Ability Sand Veil, durante o Sandstorm sua Evasion recebe um bônus, fazendo que ele consiga escapar  com maior facilidade dos ataques adversários. O item Bright Powder aumenta ainda mais essa chance. Aproveitando o tempo que o inimigo não consegue acertá-lo, Gliscor pode usar Swords Dance para ficar mais forte e fazer um contra ataque. 


Na próxima edição iremos continuar o assunto, mas mostraremos um time funcionando na prática. Preparem a pipoca, pois nós iremos assistir algumas lutas!    

0 comentários:

Postar um comentário