Paprika, Algumas Palavras Sobre Devaneios

Somos constantemente enganados por nossos sentidos. Tudo o que vemos e sentimos pode ser uma ilusão. Quem nunca pressentiu estar acordado durante um sonho?

Como podemos saber se a vida real é a vida real, não um sonho?
"Acordando", me diria um leitor sensato. Sim, naturalmente. Porém, se o sono fosse profundo, e aparentar ser demasiado real, e chegasse ao ponto de termos a convicção de que aquela ilusão criada pelo cérebro em repouso não é uma ilusão, mas sim algo real: Certamente, ninguém acordaria (melhor, não gostariamos de acordar, para não mergulhar na realidade que torna todos medíocres). Em uma quimera podemos ser tudo, no entanto, quando acordamos, sabemos que somos o nada.

Nossos sentidos são muito falíveis: julgamos dormir quando estamos acordados (caso dos sonâmbulos), e nos julgamos acordados quando dormindo. Paprika. Nada de espetacular, nada fora do normal (?). Animação de uma verve que explora todo o não-sentido que os sonhos podem ter. Assistindo, reassistindo e tornando a reassistir o filme, eu reflito sobre tudo o que tenho escrito até aqui, mas não concluo sobre nada.

Se você tem a absoluta certeza de que está realmente lendo isso, não sendo um sonho ou sua imaginação consciente, convido-lhe a assistir o filme.
LEMBRE-SE: com calma, sem stress, não queira dar sentido ao filme (antes da hora);
ASSISTA-O COMO UM SONHO: considere tudo real, ou tudo ilusão (não o fazendo, você ficara tal qual a mim, uma niilista que não se deixa enganar por crenças e convicções amplamente aceitas e difundidas, você não saberá o que é - como se alguém soubesse - nem quem será, não queira isso).


Classificação: 18 anos (não assista se sua mamãe estiver por perto, ou se seu cérebro fragil não suportar toda essa ilogia).

Por fim, mas não para concluir, a realidade é uma ilusão, embora bastante persistente.

3 comentários:

  1. Então quer dizer que essa realidade ilusionaria realizada em uma ilusão real não é de fato uma realidade, e sim uma ilusão real ilusionada pela realidade ilusionaria?

    ResponderExcluir
  2. A ideologia disso tudo foi a grande dúvida que eu sempre tive na vida.

    ResponderExcluir
  3. De fato, talvez seja isso. Sem tirar nem por. Porém, ainda tenho minhas dúvidas. Mas, pelo menos, enquanto eu me indago e duvido sei que existo.

    ResponderExcluir