DISCUSSÃO: A Felicidade

Vou voltar a defecar por aqui.

Às pessoas que querem ser felizes na vida: a felicidade plena é impossível, utópica. Talvez realmente seja como dizem: viver é sofrer, e o azar é não morrer. Se pressupôs que eu iria falar das coisas lindas e cafonas que trazem felicidade, enganou-se. Vou ser desmotivadora, mas, se quiser, podemos ler uma das maxíma de livros de auto-ajuda ou ouvir uma musiquinha alegradora no final do texto.

Na atualidade, ser feliz é uma obrigação. Ao mesmo tempo em que o mundo mostra as suas impossibilidades ilimitadas para nos entristecer. Seja porque o farol fechou no momento em que íamos passar, seja pela nota baixa no ENEM, seja pelo ônibus cheio, ou seja pela reprovação no TCC por plágio; é impossível alcançar tal felicidade, mesquinha felicidade, que nos é imposta.

A obrigação primordial, "inata" à nós, é a de trabalhar, ganhar dinheiro, casar e ter filhos. E, ainda assim, ser feliz. Como se uma vida com um trabalho explorador e massante - necessário para adquirir recursos minímos para a subsistência -, e uma família - tendo bastardos como filhos, que só dão gastos de paciência e dinheiro - fosse uma fonte de felicidade - sendo que uma vida assim só trás o contrário. E não basta conviver com a pressão social para trabalhar, casar e ter filhos e sermos felizes: ainda é obrigatório ter pensamento positivo. Como se o pensamento positivo não fosse o causador da crise econômica mundial, em que todos acreditavam que podiam ser milionários, bastava querer, e querer era poder. Resultado: muitos faliram, querendo. Veja bem, se você não for otimista, e não achar que a vida é um mar de rosas, saiba que você terá um tumor. Quem for pessimista terá câncer. E quem se auto-intitular pessimista, hoje em dia, além de vim a desenvolver câncer, será diagnosticado como depressivo, e deverá ser tratado com remédios (e terapia). Remédios estes chamados de "anti-depressivos", as pílulas da felicidade, capazes de fazer alguém inferior intelectualmente, tornando quem os toma iguais a várias pessoas aqui no Brasil: inferiores intelectualmente, uma boiada, um rebanho.
De fato, com um pouco de burrice e um pouco de saúde, qualquer pessoa se considera feliz.

"Você é feliz?"
Uma das perguntas que eu mais gosto de fazer às pessoas que conheço. E, dependendo da resposta, eu já posso concluir muito sobre elas.

Se alguém que se diz feliz soubesse do quão sua vida é efmera, da sua reles significâcia, ou pelo menos soubesse um terço das mazelas do mundo: ela não estaria rindo ou festejando, mas chorando pelos cantos. Felicidade está sim ligada ao conhecimento!

Dizem que dinheiro tráz felicidade. Porém, possoas ricas, invariavelmente, são escravas do consumismo. Assim, a felicidade está intrinsecamente ligada à bens de consumo: é o tipo de felicidade falsa, ilusória. Pessoas assim so poderão perceber a realidade da vida depois que perderem seu dinheiro e poder.
A felicidade advinda de um companheiro afetivo, comprando roupas de marca, medicalizando-se com anti-depressivos, tendo fé em um ser superior ou tendo pensamento possitivo: esse é o tipo de felicidade que eu, e nem nimgém necesita. Mesmo assim, é bom ver pessoas buscarem a felicidade a sua maneira: seja no consumismo, na religião, ou necesidades afetivas. Mas quero chamar a atenção para o fato da felicidade, a verdadeira felicidade, só é alcançada dentro de nós mesmos, sem a ajuda de algo muito exterior à nos. O fato trágico é que, hoje, isso não está dentro da nossa realidade. Num mundo que a felicidade só é alcançada com dinheiro, vigor atletico, roupas de marca e cabelos bem penteados não é possivel ser feliz - bom e o possivel nunca coicidem. A felicidade nessas coisas inúteis só pode ser sentida por pessoas que não pensam.

Da maneira que eu escrevo aqui, alguns podem concluir  que eu sou uma daquelas meninas góticas que se vestem de preto, megulham no pessimismo, se cortam para sentir a dor e tentam se suicidar a todo momento. Não. Sou minimamente alegre, não acredito na plenitude da felicidade, mas sim em momentos felizes que não duram e nem podem durar para sempre. Quando estou triste não penso em ficar feliz, sinto a tristeza. No fujo dela. Sigo o conselho do Pain, digamos.
Já dizia Espinoza, que a felicidade é o estado de uma potência menor para uma maior. Potência que pode-se chamar de alegria. Ou seja, para ser feliz é preciso estar triste, num estado de menor potência. Também para citar uma pessoa de tempos imomeriais, Platão dizia que a felicidade é algo que nós queremos que não acabe, algo que queremos que dure um pouco mais, para não nos entristecermos com o seu fim. Mas no fim, acaba.
Por exemplo, eu não gostaria que acabasse esse texto. Mas, assim como a felicidade, é necessario que acabe.

E você, é feliz?

2 comentários:

  1. Analisando este texto super verdadeiro na questão da felicidade do ser
    humano, digo que, mesmo que existam milhares de pessoas falsamente
    felizes por ter bens e riquezas, e várias pessoas alienadas e influenciadas
    pela nossa sociedade, ainda existe um pequeno número de pessoas que
    conseguem apreciar os verdadeiros momentos de felicidade, e digo que,
    essa felicidade não é alcançada por bens, por dinheiro, nada que seja
    material e tenha o valor da massa e ocupe um lugar no espaço, esse
    momento é alcançado pelo simples fato de fazer o bem, ajudar o próximo,
    de maneira desinteressada, apenas com o objetivo de ajudar, é bom ver
    o sorriso de uma criança apos ganhar um simples abraço, mas verdadeiro,
    é bom ver o sorriso de senhores que são bem cuidados em um asilo, é
    bom ver o sorriso de uma pessoa na qual você desejou feliz aniversário, e
    se importou com a pessoa e não com presentes, são poucas as pessoas
    assim em nosso mundo, os momentos de felicidade podem ser alcançados pelos atos mais simples, feliz é aquele na qual pode desfrutar por mais
    tempo desses momentos de felicidade.


    PS: Se eu falei bobagem, não se preocupe em me corrigir. kk

    ResponderExcluir
  2. Não sou feliz, até porque a verdadeira felicidade é uma ilusão e estamos presos nela. O ser humano só não é feliz, porque não sabe o que te traz felicidade. Esse é o motivo de tanta decepção, queremos acreditar em algo que não existe !! Isso não é pessimismo, é realismo. Não há redenção pra nada nesse mundo. Simples assim.

    ResponderExcluir