A adaptação de uma mangá dos anos 90, que tinha por objetivo não deixar o seu leitor dormir. Algo que geralmente não acontece, mas quase vinte anos depois de seu lançamento o mangá ganhou a adaptação (percebeu a maneira imbecil de dizer quase a mesma coisa duas vezes para enfatizar algo sem importância?).

Pairulito?
Parasyte, além de demostrar a verdadeira mão demoníaca (não é essa mão demoníaca), mostra uma certa quantidade de sangue e faces deformadas. Não é nada tão exacerbado, mas ainda assim é, totalmente, aterrador (só pra justificar, ainda desligo as luzes e saio num pinote cinematografico com medo do bicho papão). Sangue e tripas contam história? Creio que não, e talvez realmente não conte, mas se pelo menos tivermos a existência de uma historia complexa, mesmo que seja suprimida pelo sangue e tripas, já é um ponto a mais. E, se a minha impressão após ver o primeiro episódio continue sendo a mesma até o ultimo, desde já relevo a importância do sangue e tripas viscerais, pois, já no primeiro episódio o anime mostra uma trama bem construída e consegue passar de maneira fluida o piloto da historia, mesmo existindo a ênfase à carnificina.

Se essa imagem é forte demais para você recomendo que pare de ler agora.
Como no começo de todas as historinhas de desenhos japoneses, com clichês pré-estabelecidos, Parasyte conta a de Shinichi Izumi, um estudante do ensino médio (tão original), que vive cotidianamente com um medo morbido de insetos. Até que em um belo dia (hó tão original), na verdade, numa bela noite, em que acontecia uma invasão de seres supostamente alieniginas, Izumi dormia, e é acordado por uma ''cobra'', que tentou se alojar de seu cérebro mas acaba se contentando com sua mão direita.
Fudeu-se
Izumi percebe que, após esse acontecimento, ele não tem mais livre arbítrio sobre sua mão. O que implica em perversões inconscientes e ereções inesperadas...
Após parar um carro com a sua pseudo-mão ao estilo super-man, Izumi percebe que a sua mão não é a sua mão mas sim algo criado pela porra da "cobra" que tomou posse de sua mão, e que agora cria nela um olho e uma boca.
Parasyte - 0103
I'm super-men, like a boss
Izumi, assim, gera uma guerra existencialista contra sua mão direita, querendo corta-la. Mão que de um dia à outro passou de ser um ser que balbuciava palavras para um ser de infinito intelecto, onisciente, onipresente, onipotente... e metamórfico. Com o conhecimento adquirido através dos livros o parasita aprende de maneira inteligível a falar, a se auto-confirmar, enfim, humilhar a especie humana que demora décadas para ter um conhecimento superficial e idiota sobre o nada. (apesar da pseudo-mão não saber nada sobre sua especie).
Mensagem de moral: idiotas, leiam livros.
Demostrando um grande poder de persuasão a pesudo-mão convence Izumi de que eles tem de coexistir juntos, de alguma forma. E assim Izumi cria relações afetivas com o ser que parasita seu corpo, tomando a forma de uma mão enquanto se alimenta do seu sangue e nutrientes (em retribuição a mão lhe masturbará? veremos nos próximos episódios). Para os que já assistiram, notaram como Izumi se tornou mais ágil após ser parasitado? Como a personalidade dele mudou, não tendo medo de insetos? E de como ficou faminto? Sim, é claro. E faz sentido, já que ele precisa alimentar duas bocas (isso poderia chamar-se sentido literal-figurado?).

Imagens fortes.
O grande mistério por trás deste primeiro episódio fica nos parasytes, os parasitas, que vieram de algum lugar além do espaço à Terra para assumir o controle de um hospedeiro humano para sobreviver. Fica claro que o principal objetivo dos parasitas é tomar posse do cérebro de um humano implicando, assim, em seu total controle. Os parasitas que não conseguem atingir tal objetivo falham em sua missão. Qual missão? A de criar uma guerra entre espécies? Parasitas e humanos? Refletindo um pouco, esse será o desenvolvimento dos próximos episódios, parasitas se perpetuando na Terra para dominar a especie humana.
Eu posso estar falando merda aqui mas, num julgamento prematuro, entendo que Parasyte pode ser um dos melhores, se não o melhor, anime desta temporada (atrás de Mushi-shi, claro).

Certamente  a abertura merece estar aqui, pela pegada rock-pseudoeletronico, nada mais digno para finalizar essa merda de post.

6 comentários:

  1. Pela análise feita, parece ser promissor, pretendo acompanha-lo...

    ResponderExcluir
  2. Não sejas enganado leitor !! Tá na cara que esse anime é uma jogada de marketing da CAIXA para promover seus poupançudos (como podemos perceber na ultima imagem). Trata-se de um novo tipo de marketing de cunho semelhante ao Geass chamado "Pratica de Assimilação" no qual o consumidor é influenciado indiretamente pelo que vê ou ouve em lugares inusitados. Meus votos de que não sejas mais enganado leitor.

    ResponderExcluir
  3. Grande observação, caro amigo.
    Todavia, se me permite elucidar o meu caso, essa nova revolução de marketing não me passou pela cabeça, e olha que eu conheço os mais variados tipos de jingles que nos entra e jamais nos saiem da mente.

    Um bom exemplo é o de um carro que vende pamonhas, e que passa na pascoa, natal e ano-novo de fronte minha recidência, dizendo em alto e bom som, com seus enormes alto-falantes: "Pamonha, pamonha, pamonha. Panhonhas feitas do minho verde, e da manteiga, quentinhas para você. Hum, que delicia de pamonha!" E essa frase é repedida infinitamente, no dia que um Alzheimer me abater ainda me lembrarei dela.


    Enfim, se você assemelhou o parasita a um popançudo da Caixa, é porque você foi afetado pelos artificios da propaganda mercadologica, que consiste em adentrar à mente humana e fazer nela uma lavagem cerebral, tendo como resultada a associassão de tudo que ve ao produto apresentando na propaganda.


    Quero demostrar meu profundo pesar pela sua alma.

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu caro Simão, como pode ver acabei sendo consumido por esse mal. É realmente um caminho sem volta.
    Meu votos para que você e sua família não partilhem do mesmo mal deste humilde otaku... obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  5. Grandes palavras... humph...

    ResponderExcluir
  6. Tava olhando pra esse anime com uma cara de "Meeh", mas depois desse post (e principalmente dessa abertura) acho que vou dar uma chance pro anime. Espero que ele ocupe o lugar de Cross Ange na minha lista.

    ResponderExcluir