Pokéretrospectiva 2011!

Pokemon 2011 Montly Calendar McDonaldsJPO ano de 2011 foi bem agitado para os monstrinhos mais famosos do mundo. A série Pokémon completou 15 anos, as versões ocidentais dos primeiros jogos da quinta geração foram lançadas, um brasileiro foi campeão mundial de Pokémon Trading Card Game, e acredite se quiser, até mesmo um crossover com a franquia Nobunaga’s Ambition foi anunciado para o Nintendo DS.
Venha recaptular os acontecimentos mais importantes do universo Pokémon em 2011 no Brasil e no mundo! 

Janeiro

Satoru IwataPara começar o ano com boas expectativas, nada melhor que um bom boato, não é? Durante a Consumer Electronics Show (CES), famosa feira norte-americana de tecnologia, surgiu um boato de que um novo jogo dos monstrinhos seria lançado para o Wii, seguindo os moldes de Pokémon XD: Gale Of Darkness (GC). A situação ficou ainda mais séria quando duas semanas depois, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, afirmou em uma reunião para investidores que novos jogos da série estavam sendo desenvolvidos para Wii e 3DS.

Outro destaque do mês foi a curiosidade dos treinadores deste lado do globo que estavam aos poucos recebendo informações sobre as versões ocidentais de Pokémon Black & White (DS).

Fevereiro

Finalmente chegou a hora de comemorar os 15 anos de uma das mais bem sucedidas franquias de video game do mundo! Fevereiro foi um mês de festa para todos os jogadores.

Entre os dias 7 e 27 de fevereiro, os cães lendários Raikou, Entei e Suicune estiveram disponíveis para download nas versões Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold e SoulSilver (DS). Um cão lendário em cada semana! Além de estarem em sua forma shiny, eles liberavam um evento especial do Zoroark nas versões Black & White se transferidos via Relocator.

Evento do Celebi no RJAchou que o mês foi recheado de lendários? Calma, ainda tem mais! Vários países, incluindo o Brasil, receberam o evento de distribuição oficial do Celebi. Do dia 21 de fevereiro até 6 de março, jogadores do Rio de Janeiro e São Paulo tiveram a oportunidade de conseguir um Celebi especial que liberava dois eventos: uma viagem no tempo em HeartGold & SoulSilvere um Zorua em Black & White.

Pokémon nos TTs 15 anosDurante os dias 26 e 27, jogadores de todo o Brasil se juntaram com a Liga Oficial Pokémon do Brasil (LOP-BR) no twitter para comemorar o aniversário de 15 anos da série, promovendo a hashtag #pokemon15th enquanto conversavam sobre os monstrinhos.

Apesar de tudo isso, alguns fãs ficaram decepcionados depois de uma entrevista de Junichi Masuda, diretor de alguns jogos da série e um dos principais nomes do mundo Pokémon, ao site IGN. Masuda deixou claro que eles não possuem intenções de criar um jogo da série principal fora dos portáteis, pois isso não combina com objetivo de Pokémon, que foi feito para ser um jogo portátil.

Março

Black & White capaMarço sem dúvida alguma foi o mês que todos os treinadores esperavam que chegasse. Nossos amigos norte-americanos e ingleses  tiveram a sorte de aproveitar um pré-lançamento especial, cada qual em seu país e com atrações distintas, como a presença de Junichi Masuda e Ken Sugimori (Ilustrador responsável pelas artworks de Pokémon), uma área para o download do item que dá acesso ao Pokémon lendário Victini e a chance de conseguir o jogo um dia antes de todos os outros jogadores. O mesmo item foi disponibilizado via Wi-Fi em seguida por um tempo limitado.

Infelizmente, este mês não foi só de comemoração. Pouco antes do meio de março, o Japão sofreu desastres naturais causados por um terremoto e uma tsunami, e obviamente, isso afetou o mercado de games. O Pokémon Global Link, site que engloba vários recursos online das novas versões de Pokémon, teve o seu lançamento mundial adiado mais de uma vez. Apesar desse problema, o primeiro evento do Global Link foi disponibilizado em forma de mini-game. Ao completar o desafio, o jogador receberia uma das evoluções do Eevee assim que o Global Link estivesse disponível.

Elite dos Quatro BrasileiraNos dias 12 e 13 de março, jogadores de todo o Brasil tiveram a oportunidade de participar do maior torneio de Pokémon do país, o Desafio à Elite dos Quatro Brasileira, organizado pela LOP-BR no evento GameWorld 2011. Os dois ganhadores receberam um Nintendo DSi (vencedor do sábado) e um Nintendo Wii (vencedor do domingo). Muitos aproveitaram a oportunidade para fazer trocas e testar suas habilidades nos mais recentes jogos da série.

Abril

Pokémon_Typing_DS_BoxartDepois de muita espera os jogadores finalmente podem acessar o Pokémon Global Link e aproveitar todas as suas funções! Um jogo destinado para as crianças, Battle & Get! Pokémon Typing DS (DS) foi lançado no Japão. O seu objetivo é utilizar os monstrinhos para auxiliar as crianças japonesas no aprendizado do alfabeto romano. O cartucho deste jogo é especial, com um dispositivo bluetooth que realiza conexão com um teclado, aparelho necessário para utilização do jogo.

O mês terminou com fortes rumores apontando a divulgação de um novo jogo da franquia em maio.

Maio

Pokémon Café DWMaio não foi um mês muito animado para a franquia. Tivemos algumas skins de C-Gear disponíveis para download e pequenas atualizações no Global Link. O suposto jogo que seria anunciado neste mês não foi divulgado e suas informações seriam anunciadas em junho, segundo a revista CoroCoro. Entretanto, foi o mês de lançamento da campanha Pokémon With You, que visa ajudar crianças vítimas do terremoto que afetou bastante a região de Tohoku. Várias ações foram feitas para ajudar, como visitas do Pikachu em escolas, eventos Pokémon e doação de parte dos lucros dos Centros Pokémon para ajudar as vítimas. Além disso, meses depois, um novo Centro Pokémon foi inaugurado na área do desastre para arrecadar ainda mais fundos e servir como sede para eventos.

Junho

Pokédex 3D OshawottOs donos de 3DS fãs de Pokémon ficaram super felizes com o anúncio e o rápido lançamento do aplicativoPokédex 3D, disponível gratuitamente no eShop do Nintendo 3DS. Pela primeira vez os monstrinhos de Unova poderão ser vistos em 3D, apresentando vários detalhes. Infelizmente, só os Pokémon de Unova dão as caras por aqui, mas não custa nada sonhar e esperar por futuras atualizações, não é?

Poucos dias depois, os fãs receberam a notícia que o tão falado jogo de Pokémon para o 3DS, alvo de boatos desde janeiro de 2011, é nada menos que uma continuação do jogo de Wii Ware, Pokémon Rumble.Super Pokémon Scramble (que por este lado do globo foi chamado de Pokémon Rumble Blast) não agradou muitos fãs de cara, principalmente pelos que estavam esperando alguma adaptação de Black & White para 3DS.

Pokémon Rumble Blast CapaAlém de maiores detalhes para o jogo de 3DS, o Dream World sofreu algumas atualizações em conjunto com o Global Link e um novo jogo de Trading Card Game (TCG) foi anunciado para o Nintendo DS. Entretanto, o jogo é praticamente um tutorial que ensina as regras do TCG aos jogadores e só é vendido em conjunto com decks especiais no Japão.



Julho

Pokémon Say, TapPokémon Rumble Blast teve sua data de lançamento americano confirmada para o final de outubro, enquanto a versão japonesa foi adiada para agosto. Os jogadores com versões japonesas de Black & White receberam um evento Wi-Fi com dois Pokémon shiny: Hydreigon para Black, e Golurk para White. Os dois Pokémon são baseados em monstrinhos de personagens que aparecem nos novos filmes da série, Victini & The Black Hero: Zekrom Victini & The White Hero: Reshiram.
No dia 15 de julho foi lançado um aplicativo oficial para iOS, Android e PC: Pokémon Say, Tap?, um pequeno jogo que consiste em apertar o Pokémon correto no momento em que seu nome é mencionado na música.

Agosto

Pokémon World ChampionshipsFinalmente a versão japonesa de Pokémon Rumble Blast foi lançada, mas não é o acontecimento mais importante de agosto, mesmo sendo o primeiro jogo de Pokémon para o Nintendo 3DS. Durante os dias 12, 13 e 14, foi realizada nos EUA a edição de 2011 do Pokémon World Championships, campeonato mundial de Pokémon que reúne jogadores de várias partes do mundo. Este torneio é dividido em TCG e video game (Nintendo DS) e separado em três categorias: junior, senior e master, de acordo com a idade dos participantes. Para a alegria dos brasileiros, Gustavo Wada, um garoto paulista de 10 anos, foi campeão mundial da categoria junior de TCG.

O Grande destaque do campeonato foi Ray Rizzo, que se consagrou como bicampeão mundial consecutivo, desta vez na categoria master, já que antes ela não existia. Durante o grande evento, os jogadores puderam comprar vários itens colecionáveis e fazer muitas trocas. Figuras importantes como Junichi Masuda também participaram das festividades. Uma área da campanha Pokémon With Youpresente no local permitia que os jogadores enviassem mensagens de apoio aos japoneses para demonstração de solidariedade. Quem esteve por lá pôde até mesmo conferir uma bela exposição da arte conceitual de Black & White.

Poucos dias após o campeonato mundial, um torneio oficial online foi anunciado para o Japão, chamado Japan Cup. Somente os portadores das versões japonesas deBlack & White poderiam participar. Os treinadores tiveram aproximadamente um mês para se preparar. No final do mês saiu o resultado da enquete de popularidade realizada na Coréia do Sul e o vencedor foi Rayquazza. Assim como na enquete japonesa de 2010, o Pokémon vencedor foi distribuído no Global Link coreano.

Setembro

PokePark_BW_CoroCoro_scanO mês começou com o lançamento da versão beta oficial de um simulador de TCG online para PC. O intuito do software é permitir que os treinadores treinem mesmo enquanto estiverem em casa.

Durante quatro dias os japoneses aproveitaram um torneio wi-fi realizado pela The Pokémon Company, mas que infelizmente não fornecia nenhum prêmio material.

Mais uma vez, surgem rumores de que um jogo do Wii seria divulgado e para a surpresa dos fãs, é mais um Poképark. Muitos reclamaram, pois até agora não é possível travar batalhas com seus monstrinhos de Black & White nas telonas. No final do mês, foi iniciada a distribuição wi-fi de um Mewtwo especial para as versões da quinta geração, comemorando o lançamento um novo set de TCG que seria lançado no Japão e uma nova expansão do Dream World.

Outubro

Autumn FO mesmo torneio wi-fi do Japão foi anunciado para o Ocidente no começo do mês, com o nome dePokémon Autumn Friendly Tournament. Desta vez os jogadores tiveram menos tempo para se preparar, pois o torneio seria realizado no mesmo alguns dias depois do período de divulgação.

Um set de Pokémon TCG foi lançado para comemorar os 15 anos das cartas dos monstros de bolso. Capricharam bastante no visual para que ele realmente fosse um item digno de qualquer colecionador.

Maiores informações sobre o novo Poképark foram divulgadas, mostrando vídeos com partes da jogabilidade, que agora conta com mais três personagens: Oshawott, Tepig e Snivy.

Poucos dias depois de criar um twitter, Junichi Masuda revela que possui interesse em fazer remakes de Pokémon Ruby & Sapphire (GBA). Os fãs começam a cogitar a possibilidade de uma boa surpresa em breve.

Novembro

PokéPark 2 logoO ranking com o resultado do Pokémon Autumn Friendly Tournament é divulgado, mostrando que mais de 10 mil jogadores foram listados (muitos foram desclassificados e não apareceram na lista). A Espanha levou a melhor com a vitória do jogador Ruben, que conquistou o primeiro lugar, seguido por David Romero, segundo colocado, também da Espanha.

A mesma enquete de popularidade feita no Japão e na Córeia do Sul veio para o ocidente. Todos os fãs puderam votar até o útimo dia de novembro em qualquer um dos 493 primeiros Pokémon, ou seja, todos menos os de Unova.

Além de novas skins do C-Gear e monstrinhos promocionais, em novembro tivemos mais uma atualização do Dream World, trazendo a área Rugged Mountain. Alguns eventos wi-fi utilizando as versões japonesas foram anunciados para dezembro e uma votação de popularidade entre os Pokémon que estamparam as capas dos jogos que a série principal teve foi iniciada no Japão. O Pokémon vencedor será distribuído no ano que vem.

Lançado na terra do sol nascente no dia 12 de novembro, PokéPark 2: Wonders Beyond (nome ocidental) marca a estreia dos monstrinhos de Unova no Nintendo Wii. O jogo será lançado nos EUA no dia 27 de fevereiro de 2012, dia em que a série Pokémon completa 16 anos.

Novembro também foi marcado pela grande quantidade de boatos sobre a revelação que seria feita durante a Jump Festa, pois a The Pokémon Company estaria participando pela primeira vez do evento, que ocorre em dezembro.

Dezembro

Pokémon Plus Nobunaga's AmbitionOs donos de versões Black & White americanas começaram o mês em comemoração! Quem não conseguiu no início no ano o item necessário para ir até a ilha em que Victini se encontra, ganhou uma nova oportunidade de obter o Pokémon. Desta vez, viadistribuição Wi-Fi do dia 3 até 31 de dezembro.

Material promocional e trailer do 15º filme da franquia são revelados e com isso, muitos jogadores acreditam que Keldeo (quarto Pokémon espadachim lendário) será divulgado oficialmente ano que vem.

No dia 13 saiu o resultado da enquete de popularidade realizada no mês de novembro e o Pokémon vencedor foi Arceus, que será distribuído durante fevereiro de 2012 via Global Link.

Poucos dias antes da Jump Festa, a CoroCoro anuncia que fará uma revelação bombástica na sua próxima edição, no dia 14 de janeiro. Os boatos aumentam ainda mais e vários jogadores ficam ansiosos esperando o tão cogitado Pokémon Gray.

No dia 16 de dezembro, surgem informações com fotos de um crossover de Pokémon com a série Nobunaga’s Ambition. O novo jogo será lançado no ano que vem para o Nintendo DS no mercado japonês e mostra um lado bem diferente de Pokémon. Horas depois, o primeiro vídeo de Pokémon Plus Nobunaga’s Ambition é liberado, mostrando que o jogo seguirá o estilo tactics. Uma semana depois, mais informações sobre o jogo são reveladas.

No dia 27 de dezembro o Pokémon Global Link sofreu uma atualização que irá afetar diretamente os jogos Black & White. O sistema das Random Matchups sofreu uma pequena atualização que proporciona um identificador mais eficaz de monstrihos com características ilegais, além de ter banido o golpe Dark Void das disputas.

E chega ao fim a nossa Pokéretrospectiva 2011! Foi difícil selecionar os fatos mais importantes, por isso não achem esquisito se notarem que algo ficou de fora. 


Qual a sua opinião sobre o ano de 2011 para Pokémon? Quais são suas expectativas para 2012? Acha que a CoroCoro fará mesmo uma revelação bombástica em janeiro? Comente!

Fonte: NBlast

0 comentários:

Postar um comentário