Do dia 20 até o 24 de outubro, treinadores Pokémon de praticamente todo o mundo tiveram a oportunidade de participar de um torneio amistoso via Wi-Fi, chamado Autumn Friendly. Para quem não mora em um país que participa do Pokémon World Championships, essa provavelmente foi uma grande oportunidade para saber como seria o seu desempenho no torneio. Confira agora como foi o primeiro torneio oficial de Pokémon em escala mundial via Wi-Fi.
Hydreigon soltava Dark Pulse
para todos os lados
Como noticiado por aqui, o torneio teve um período de uma semana para inscrições, inicialmente com 10.000 vagas. Em menos de 48h o número de vagas foi aumentado para 35.000 por conta da demanda. Ainda não foi anunciado o número total de participantes, mas acredita-se que tenha sido no mínimo 20.000. Diferente de torneios comuns, este não funcionava com sistema de chaves ou grupos. O competidor poderia realizar quantas batalhas quisesse durante o período de duração do torneio, mas se engana quem acha que quem fizesse mais lutas estaria na vantagem. 


Todos os participantes começam com 1500 pontos (rating). Vitórias garantem mais pontos, enquanto derrotas diminuem o saldo, mas não de uma forma fixa. Um participante com rating 1550, ao ganhar de outro com 1700, receberá mais pontos do que se tivesse ganho de um com 1600. A mesma coisa acontece nas derrotas, quando um competidor perde para outro com menos pontos, a redução no seu rating será maior do que quando ele perde para alguém com mais pontos. É uma boa medida, que em teoria, faz os jogadores ganharem pontos de acordo com a dificuldade da luta. 


Das mais de 200 lutas que fiz, aproximadamente 30 não foram completadas, em sua grande parte por ma-fé dos oponentes, que desligavam o jogo quando estavam perdendo. Esse foi um problema enfrentado por muitos jogadores. Comigo não foi tão frequente, mas algumas pessoas relatam ter feito 40 batalhas e 30 delas não foram concluídas. Há até mesmo um usuário de um fórum que diz ter sido vítima de 100% de desconexões de quando estava ganhando, com mais de 150 batalhas.  


Nas regras do torneio, a The Pokémon Company deixa claro que pessoas com alta taxa de desconexão serão penalizadas após o evento. Caso isso ocorra, é muito provável que essas pessoas não tenham seus nomes presentes no ranking, que é o grande objetivo do torneio, já que ele não possui nenhum prêmio material. 
Taunt, Charm, Encore, Leech Seed e
todos os golpes mais chatos são
concentrados neste Pokémon


No geral, os jogadores que não foram vítimas de inúmeras desconexões ficaram contentes com o torneio e esperam outra edição. Apesar do sistema de seleção dos oponentes ser aleatório, encontrei alguns conhecidos de fóruns internacionais, e  até mesmo um colega daNintendo World. Gravei algumas das melhores lutas, que foram editadas pelo Thiago Cardosopara serem exibidas neste texto. 


A primeira luta que iremos assistir foi contra um oponente especial, Aaron Zheng (Conhecido como Cybertron), campeão nacional dos EUA na categoria sênior durante a etapa de classificação para o Pokémon World Championships 2011. 


Quase todas as lutas tinham pelo menos dois desses Pokémon: Hydreigon, Terrakion, Thundurus, Tornadus, Landorus, Whimsicott, Chandelure, Jellicent e Conkeldurr. Era comum ver jogadores mais inexperientes utilizando monstrinhos como Zoroark, Emboar, Samurott e Serperior. 


Foi um torneio bastante divertido, mas poderia ter sido anunciado com mais antecedência. Muitas pessoas não participaram por não terem tempo de montar um time. 

Você participou do torneio? Nos conte como foi sua experiência!

0 comentários:

Postar um comentário