Há muito tempo os brasileiros estiveram esperando a chance de participar de um torneio dos jogos Pokémon organizado pela Nintendo. Uma competição via Wi-Fi pode não ser exatamente aquilo que estávamos esperando, mas é a chance de mostrar que o Brasil possui bons jogadores e público para participar do Pokémon World Championships não só na categoria TCG. Você está com problemas para montar o seu time? Fique tranquilo! Neste texto estão reunidas algumas dicas que podem ajudar bastante o desenvolvimento de sua equipe.


Podemos dizer que o Pokémon Autumn Friendly Tournament já é um sucesso antes mesmo de começar. Com menos de 48h do início das inscrições, o número de vagas subiu de 10.000 para 35.000 por conta da grande demanda. Jogadores de quase todos os países poderão participar, com exceção do Japão, que recebeu um torneio no mesmo estilo há pouco tempo, e Córeia. Esteja preparado para enfrentar muitas estratégias diferentes.

Para iniciar o planejamento de qualquer time, é preciso saber quais regras serão utilizadas no torneio. Não deixe de conferir as regras básicas e o processo de inscrição. Para maiores informações, consulte o PDF (versão em inglês) com todos os detalhes do torneio.

Como você viu no regulamento, apenas monstrinhos de Unova podem ser usados. Isso nos deixa com um total de 149 monstrinhos com uso permitido. Segundo minhas pesquisas, destes, por volta de 55 são Pokémon com potencial para entrarem em uma equipe. Óbvio que posso ter deixado de lado algo que muitos achem insignificante, como um Rattata, mas é questão de criatividade também.

Vocês devem conhecer todos os Pokémon dessa geração. Tipo, Abilities, golpes de destaque. Tudo que você puder saber sobre cada monstrinho será útil. Nesta lista você encontrará todos os Pokémon de Unova.. Sempre é bom lembrar que Keldeo, Meloetta e Genesect não podem ser obtidos de forma oficial nos jogos ainda.

As batalhas em dupla, chamadas de Double Battle, foram introduzidas em conjunto com os jogos Ruby & Sapphire. Desde então, a The Pokémon Company mostrou profunda simpatia por este modelo de batalha, utilizando-o como padrão nos seus torneios. Não pense que um time feito para o formato tradicional conseguirá um bom desempenho no torneio. Neste cenário onde dois monstrinhos lutam em campo, um erro é muito mais crucial do que costuma ser normalmente. Golpes como Surf eEarthquake podem causar danos aos seus parceiros, pois atingem a arena inteira. Não adianta sair atacando tudo que vê pela frente. É muito fácil encontrar monstrinhos com Protect.

Este vídeo mostra muito bem o conceito das Double Battles:

Vamos conferir os efeitos de alguns golpes utilizados na partida:

Este Pokémon será seu
oponente com frequência
  • Rock Slide atinge os dois Pokémon adversários, além de ter a chance de causar flinch.
  • Wide Guard é uma espécie de Protect coletivo. Golpes como o citado acima serão bloqueados pelo usuário e seu parceiro.
  • Trick Room permite que os monstrinhos mais lentos ataquem primeiro durante cinco turnos.
  • Fake Out sempre deixa o Pokémon adversário flinch, sendo uma boa pedida para este tipo de batalha. Entretanto, ele só funcionará se for utilizado no primeiro turno do usuário na arena.
Também é possível realizar alguns combos interessantes, como Surf do lado de um parceiro que possui a Ability Water Absorb ou Explosion do lado de um colega do tipo Ghost. Fique atento nos movimentos do adversário. Trocas não são uma boa opção neste estilo de luta, e só devem ser feitas quando você tem certeza que seu Pokémon não sofrerá grandes danos. A sincronia de seus Pokémon é algo de extrema importância. Se aquele monstrinho que representa grande perigo para o seu time não pode ser derrotado com um só golpe, foque tudo nele, mas esteja certo de que nem ele e nem o parceiro possuam alguma forma de anular seus golpes.

É complicado dar mais dicas sem explicar profundamente os detalhes deste formato, por isso, recomendo que assistam muitas lutas nessa regra. Caso queira assistir pelo Youtube, procure vídeos com os assuntos "Pokémon Black & White VCG 2011". Também é possível assistir boas lutas pelo DS. Basta seguir os seguintes passos:

1 - Vá até um centro Pokémon e fale com a recepcionista do lado direito, perto do globo terrestre no segundo andar.
2 - Escolha a opção Battle Videos e depois View or Upload.
3 - Selecione View Battle Videos e siga para a opção Search, depois Search by Facility e escolha as opções de número 3 ou 15 (São Double Battles sem o Wonder Launcher) e clique em ok.
4 - Olhe selecione uma das lutas e olhe se todos os Pokémon apresentados são de Unova.

Caso você tenha uma batalha com um número de registro, troque a opção Search by Facility por Search by NO e digite o número da batalha.

Para visualizar as lutas, é preciso ter o Key Item Vs Recorder, que pode ser obtido logo na entrada do Battle Subway, em Nimbasa City.

Algumas informações importantes:

Lembre-se que o período de inscrição é até o dia 19 deste mês. O torneio começa às 00h00  UTC do dia 20 e será realizado até o dia 24 de outubro de 2011 às 23h59 UTC.

O horário seguido pelo torneio toma como base o fuso horário UTC, que está 3 horas na frente do horário de Brasília. Não esqueçam que dia 16 de Outubro o horário de verão começa. Se você mora em um dos estados que adota esta medida, leve isso em consideração quando for fazer os cálculos do fuso horário.
Não se engane com a aparência.
Ele vai te dar um Fake Out!
As batalhas não serão realizadas seguindo o formato de chaves. O padrão será o mesmo das Random Matchups. Os participantes irão se conectar utilizando a opção Battle Competition, presente no menu inicial. Você pode fazer quantas batalhas quiser por dia. Vitórias concedem pontos e derrotas fazer o jogador perder pontos, então evite batalhar por muito tempo seguido ou você ficará cansado.

Os times devem ser registrados no Battle Box (a opção está disponível nos PC's do jogo) para em seguida ser registrado via Battle Competition. Uma vez registrado, não poderá ser alterado e retirado até o fim do torneio. Não troque a ordem dos golpes, isso pode causar erros durante o torneio.

Boa sorte para todos os participantes. Espero que vários de vocês participem para representar o Brasil. Nos encontraremos por lá! 

6 comentários:

  1. One of her most popular products are her organic vegetable seedlings, especially the tomatoes, which
    are cool-weather varieties that do well on California's foggy Central Coast. Blotches or tunnels usually mean your plant has leaf miners. Wood can be used as long as it's
    not treated with chemicals.

    my website; vertiginous

    ResponderExcluir
  2. Generally speaking, there are several main techniques made use of by
    data mining software: clustering, distinction, regression and association approaches.
    The more vulnerable the global economy looks, the greater the demand for gold and silver.
    If you choose an activity that the both of you enjoyed
    together, this will aid remind your ex of how pleasurable it was spending time with you, bring back the good
    days.

    ResponderExcluir
  3. With the ability to actually alter the texture and condition of the hair with clever and fashion-forward hair styling products, Rusk Being products are sure
    to intrigue the hair product lover in all of
    us. Since these goods are made from plant extracts, seed oils and hair only twice in a week.
    Generally, these products are more expensive than their watered-down
    counterparts, but you can find a few affordable pure silicone hair products (see below).

    ResponderExcluir
  4. Symptoms The symptoms of tonsillitis are the most common fever and sore throat.
    The third alternative is salt, lime juice and concentrate of fenugreek seeds boiled in water.
    People who suffer with tonsil stones are interested in one thing only.
    If you have habits that can probably lower your immune system, you might as well get rid
    of them. The tonsils are also part of the lymphatic and immune systems
    and produce antibodies to protect against foreign substances the body sees as harmful.


    Here is my web-site ... tonsil stone

    ResponderExcluir
  5. I think this is among the so much significant information
    for me. And i am happy reading your article. However want to remark on some general things, The web site
    style is ideal, the articles is in point of fact excellent :
    D. Good activity, cheers

    Also visit my website fatloss factor reviews

    ResponderExcluir