A censura ocidental não atinge apenas o anime. Nos games, alguns sprites sofreram alterações da versão japonesa para as versões ocidentais. São detalhes quase imperceptíveis mas que foram removidos dos sprites por mera censura. Abaixo podemos conferir algumas delas:

Obs.: à esquerda, o sprite original, à direita, o modificado.


Tiraram a piscada e aumentaram o shortinho da Beauty, para cobrir suas pernas (G/S/C)
Neste, a Swimmer também não está mais piscando (G/S/C)
Aqui também cobriram as pernas (D/P/P)
E mais uma vez aqui (HG/SS)
Tiraram o cigarro da boca do Fisherman (G/S/C)
Reparem nas mãos do Sage (G/S/C)
A Medium não segura mais aquela macumba (G/S/C)
Esta censura só ocorreu na versão coreana (HG/SS)
Abaixaram o braço nazista do Registeel (D/P/P)
O que havia de errado com a mão do Muk? (D/P/P)




Esta imposição é tão forte que agora nas próprias versões japonesas estão se atentando a isso. Na versão japonesa de Platinum, o sprite de Registeel já tinha o braço abaixado. Já na versão japonesa de Black/White, o Swimmer já está usando um calção.

Sprite do Swimmer (B/W)

E não é apenas os sprites que sofrem censura no mundo dos games. Outro fato ocorrido foi a remoção do Game Corner dos jogos. O lugar foi visto como um casino (jogos de azar), pois você pode perder muitas moedas jogando os games, e na vida real são jogos que induzem ao vício. A razão dessa mudança veio da legislação europeia, que havia ficado mais rígida quanto a esse tipo de jogatina. Nas versões europeias de Platinum, as máquinas de jogos já haviam sido substituídas. Nas versões japonesas de HG/SS as máquinas ainda existiam, porém as foram completamente eliminadas quando os games foram lançados no ocidente. Já em B/W, não há sinal de Game Corner nem mesmo nas versões japonesas.

0 comentários:

Postar um comentário