Fã que é fã sabe que antes de ir para um novo continente, Ash deixa seus pokémons atuais com o professor Carvalho. Isso acontece porque não faria sentido se o Ash no meio de uma jornada dizer "ah, não quero mais usar tal pokémon, vou deixar ele mofando com o professor pra ter espaço pra pegar outros novos", não mesmo, não faz o estilo "pokémons são meus amigos" do Ash.
Na maior parte de sua jornada em Kanto Ash carregava 5 pokémons. Não estou considerando Butterfree, Primeape e Haunter pois estes ficaram com Ash por um curto período. No fim de sua jornada em Kanto, Pidgeotto evoluiu e saiu da equipe.
Ash foi para as Ilhas Laranja com Pikachu, Bulbasaur, Squirtle e Charizard, apenas. Lá capturou Lapras e Snorlax... se capturasse mais que isso iria ser transferido para o professor, se tornando um Kingler/Muk/Tauros da vida - nunca pertencendo a uma equipe de Ash. No fim, Lapras voltou pra sua família, enquanto Snorlax... o caso foi que Ash trocou Snorlax por Tauros apenas para lutar com o campeão da liga laranja e... não destrocou! Ash manteve Tauros na pokébola até chegar em Pallet, sem ninguém perceber. Chegando em Pallet, ele diz olá pro Snorlax, libera o Tauros que carregava pra junto de sua manada e vai embora, deixando Snorlax para trás.
Ash parte para Johto com a mesma equipe que partiu pra liga laranja: Pikachu, Bulbasaur, Squirtle e Charizard. Repare que até aqui Ash nunca deixou os pokémons que carregava na equipe ficarem com o profº Carvalho. Pois bem, no início de sua jornada em Johto, Ash capturou Heracross e Chikorita. A equipe encheu, e agora, o que fazer? Queriam colocar os outros iniciais e o passarinho da região no time de Ash, porém eles seriam enviados direto para o profº Carvalho. Solução: inventar desculpas esfarrapadas para remover os pokémons antigos do time de Ash.

Charizard: num piscar de olhos o dragão de fogo foi considerado demasiado fraco (é mole?), sendo incapaz até mesmo de carregar Ash nas costas. Tendo seu orgulho ferido, Charizard resolve ficar no vale dos Charizards para treinar. Ash conquista um espaço para Cyndaquil.
Squirtle: depois de 140 episódios sem problemas (isso mesmo, 140!), o esquadrão Squirtle começou a ficar desnorteado sem o seu líder e Ash foi forçado a devolver seu Squirtle para a guarda Jenny... conseguindo assim um espaço para capturar Totodile.
Heracross: para participar de uma competição de Tauros (cada ideia...), Ash resolve chamar seu Tauros. Como sua equipe estava cheia, o professor sugere que ele enviasse Heracross para que ele pudesse estudar seu comportamento. Fim da competição, Ash liga ao professor para desfazer a troca, envia o seu Tauros e... o professor diz querer estudar o Heracross um pouco mais (deve estar estudando até hoje...) e não o devolve, com isso Ash ganhou um lugar para Noctowl.
Bulbasaur: o professor pediu o Bulbasaur emprestado para que ele acalmasse os pokémons que estavam brigando no seu laboratório (desculpa mais esfarrapada que essa ninguém acha). Se ele devolvesse o Bulbasaur pro Ash, os pokémons voltariam a brigar, então Ash foi forçado a deixá-lo com ele (e o que acontece com esses pokémons quando Ash chama Bulbasaur para alguma batalha?). Assim, abriu-se uma vaga para Phanpy.

2 comentários: