Um episódio da nova temporada de Pokémon Black and White (PokémonBest Wishes!), exibido nos Estados Unidos, vem sendo motivo de discussão e abre caminho para um tema delicado: censura. A líder de Ginásio pela liga Unova, Lenora (Aloe no original), teve sua roupa modificada na versão ocidental do anime porque seu visual original lembra o de uma escrava.
De acordo com a informação postada pelo site PokéBeach, o motivo da mudança é que devido Lenora ser negra e usar um avental, isso remeteria aos tempos de escravidão nos Estados Unidos. A modificação no design foi feita pelos próprios japoneses antes mesmo do anime ser transmitido no ocidente.
A alteração pode ser vista nos episódios “A Night in the Nacrene City Museum! e The Battle According to Lenora“, transmitidos recentemente pelo Cartoon Network americano onde a personagem aparece sem o avental, que acabou virando um tipo de capa, bem diferente da versão japonesa. Apesar da mudança não ter sido tão drástica, os americanos não escaparam de serem vistos como os grandes vilões da história, e já estão sendo acusados de censura. Veja a comparação clicando na imagem abaixo:
Essa não é a primeira vez que um personagem de Pokémon cria polêmica. Na época em que o pokémon Jynx foi apresentado, levantou-se uma grande discussão em torno de seu visual que, segundo muitos alegavam, era uma ofensa a raça negra. Isso acabou fazendo com que a 4Kids, que na época cuidava da franquia, mudasse a cor do personagem de negro para lilás.
deixem sua opinião

0 comentários:

Postar um comentário