AUTOR DE FAMOSO ANIME DA INDÚSTRIA DE ANIMES JAPONESA QUE DISSE QUE A INDÚSTRIA DE ANIMES JAPONESA IRÁ ACOBAR DIZ QUE A INDÚSTRIA DE ANIMES JAPONESA NÃO VAI MAIS ACOBAR.

Hideaki Anno, criador dos mais clássicos animes da indústria de animação japonesa (como o famoso Gunbuster e o desconhecido Neon Genesis Evangelion) disse recentemente que o mercado de animação de seu país está em decadência, e não terá mais muito tempo de existência. 

Mas agora ele mudou de opinião, e disse exatamente o contrario do que houvera dito com muita convicção.

Indagado, num evento que aconteceu recentemente no Japão, sobre aquela belíssima resposta em que ele diz que o mercado de anime japonês está em decadência e que não sobreviverá mais que do cinco (ou vinte) anos, ele da uma resposta contraditaria e um tanto confusa:

“Eu não quis dizer que a indústria de animes japonesa iria falir. O que tentei passar é que encontraria mais dificuldades, apenas isto. A indústria de animes, certamente, está em um péssimo momento, no entanto, ainda não está sem perspectivas. Ela pode seguir em frente e, certamente, não enfrenta uma crise.”


Vamos analisar essa resposta, por partes...

“Eu não quis dizer que a indústria de animes japonesa iria falir."

 "Eu acredito que o fim da criação de animes aqui no japão é uma questão de tempo." 
Mas foi exatemente o que você disse.



"O que tentei passar é que encontraria mais dificuldades, apenas isto."

 "Não sobreviverá por mais de cinco anos... ou talvez 20 anos..."
Mas não foi isso que você passou.



"A indústria de animes, certamente, está em um péssimo momento, no entanto, ainda não está sem perspectivas. Ela pode seguir em frente e, certamente, não enfrenta uma crise."

— "A indústria de animes, certamente, está em um péssimo momento [...] e, certamente, não enfrenta uma crise."

É possível algo estar em um péssimo momento e, simultaneamente, não estar em crise? Crise não é um sinônimo de péssimo momento?! Decida-se!


Isso mesmo, Hideki Anno mudou de opinião!

PARABAINS HIDEAKI ANNO!





MINHA OPINIÃO SOBRE MUDAR DE OPINIÃO
Eu poderia dizer que Hideaki Anno é o rei da incoerência. Mas não. Não vou fazer isso. Mas sim o contrario: nada mais coerente do que mudar de opinião ao perceber a merda que ela era. Mudar de opinião não é uma coisa feia. Feio é manter uma opinião errada acerca de algo. Mudar de opinião não é crime, nem se contradizer. Mudar de opinião é perceber que estava errado(a), e evoluir a partir disso. Mudar de opinião é ser sábio. E, na minha opinião, Hideaki Anno o é.







Atualização: Re-li o que escrevi sobre o Hideaki Anno. Refleti e ponderei. E, sábio que sou, mudo completamente a minha opinião sobre o Hideaki Anno, a mesma opinião supracitada, cuja qual defendi com bastante veemência. A partir de agora, passo a ver o Hideaki Anno não mais como um sábio, mas sim como um completo filha da puta. A confusa resposta do autor de Gunbuster, pois, não refere-se a mudança de OPINIÃO,  mas sim a aceitação de uma ideia por simples conveniência. Ele foi muito criticado por dizer que a animação japonesa irá acabar, e mudou de opinião para fugir das criticas!

Nesses casos, mudar de opinião é uma coisa feia. É feio não manter uma opinião acerca de algo para agradar alguém, ou fugir da morte (ouviu Galileu?). Mudar de opinião, nesses casos, é se contradizer. Mudar de opinião mesmo sabendo que não estava errado(a), é uma desevolução. Mudar de opinião por conveniência é ser filha da puta. E, na minha opinião, Hideaki Anno o é.


Que lastima.

0 comentários:

Postar um comentário